About/Sobre - Guilherme Ghisoni

(English)

Guilherme Ghisoni  is Ph.D. Professor of Philosophy at the Federal University of Goiás (Brazil). He was born in Tubarão (Santa Catarina - Brazil) in 1976. He holds a bachelor's degree from the Federal University of Paraná (2004), a master’s degree from the Federal University of Paraná (2006) and a PhD from the Federal University of São Carlos (2011), (with an internship period at Pierre-Mendès-France University - Grenoble II in France (2010)). Winner of the 2006-2007 ANPOF Award (National Association for Postgraduate Studies in Philosophy), for the best dissertation of philosophy in Brazil, and at 2010 the Academic Excellence Award of the Federal University of Paraná. From 1996 to 1999, in London, he studied photography at the Working Men College and Kingsway College, and obtained certification as a professional musician by the London Music School. Author of several academic articles and book chapters on philosophy of language, time, memory and photography. Coordinator of the Research Laboratory of Philosophy of Photography (UFG), which aims to develop an analytical approach to the philosophy of photography and to aid artists to develop their visual works. He is a professor at the Faculty of Philosophy at the Federal University of Goiás (FAFIL/UFG) since 2011 and a professor of the postgraduate program at FAFIL. He also develops his research as a photographer, visually exploring the elements of his philosophical research.


Awards

2010 Academic Excellence Award of the Federal University of Paraná (UFPR)

2010 ANPOF Award (National Association for Postgraduate Studies in Philosophy), for the best dissertation of philosophy in Brazil.


Visual arts / Photographic Exhibitions:

Collective:

2019 SP Arte/Foto 2019 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2019 Arte57 I FOTO + Casanova (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2018 SP Arte/Foto 2018 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2017 FARGO (Goiânia - GO) - Galeria WA

2017 SP Arte/Foto 2017 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2016 SP Arte/Foto 2016 (São Paulo - SP) - Galeria Room8

2015 Foto/Formato V2 (São Paulo - SP) - Galeria Pintura Brasileira

2015 SP Arte/Foto 2015 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

Individual:

2013 Kinesis (Brasília -DF) - Galeria Objeto Encontrado


Papers

Curriculum Vitae

History of Photography

Contact  (Instagram / Facebook)

Acquisitions 

The art works can be purchased through the Gallery Arte57 or through the website Blombô.


(Português)

Guilherme Ghisoni (1976) é fotógrafo e professor doutor em filosofia da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2004, 2006) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2011), com estágio na Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II na França (2010). Ganhador dos Prêmios ANPOF 2006-2007 de Melhor Dissertação de Filosofia do Brasil da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e Destaque Acadêmico do Ano de 2010 da UFPR. No final da década de noventa, em Londres, fez cursos de fotografia no Working Men College, no Kingsway College e obteve a certificação de músico profissional pela London Music School. Autor de vários artigos acadêmicos e capítulos de livros sobre filosofia da linguagem, tempo, memória e fotografia. Atualmente é coordenador do Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia (UFG), que tem em vista desenvolver uma abordagem analítica da filosofia da fotografia e projetos visuais a partir das reflexões filosóficas. É professor da Faculdade de Filosofia na Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG), responsável pelas disciplinas de Filosofia Contemporânea Analítica e Filosofia da Linguagem, e professor do Programa de Pós-Graduação da FAFIL. Participou e organizou eventos na área de Filosofia da Linguagem e Filosofia da Arte. Também desenvolve suas pesquisas como fotógrafo, explorando visualmente os elementos de sua pesquisa filosófica.


Principais Exposições:

Coletiva:

2019  SP Arte/Foto 2019 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2019 Arte57 I FOTO + Casanova (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2018 SP Arte/Foto 2018 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2017 FARGO (Goiânia - GO) - Galeria WA

2017 SP Arte/Foto 2017 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

2016 SP Arte/Foto 2016 (São Paulo - SP) - Galeria Room8

2015 Foto/Formato V2 (São Paulo - SP) - Galeria Pintura Brasileira

2015 SP Arte/Foto 2015 (São Paulo - SP) - Galeria Arte57

Individual:

2013 Kinesis (Brasília -DF) - Galeria Objeto Encontrado


Artigos

LABFOTOFILO (Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia)

Curriculum Vitae

História da Fotografia

Contato (Instagram / Facebook

Aquisições

As obras podem ser compradas através da Galeria Arte57 ou pelo site da Bomblô.


Relato Pessoal:

Minha primeira formação foi como músico, ao longo da década de 90. Após estudar no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (1994) e no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), em São Paulo (1995), fui, em 1996, para Inglaterra cursar a Escola de Música de Londres e estudar produção musical. Neste período descobri a fotografia, ao ver inúmeras exposições, fazer cursos de introdução à fotografia e trabalhando como assistente e fotógrafo freelance. Desde o início, meu interesse na fotografia era destinado ao trabalho autoral. Meu impulso inicial foi buscar uma ponte de ligação entre a música e a fotografia. Essa confluência foi encontrada através do estudo da obra do músico John Cage e dos escritos de Kandinsky. O resultado desta exploração foi a adaptação do método de composição de John Cage à fotografia (tema que até os dias de hoje exploro em ensaios como “O mundo é independente de minha vontade”, “Kinesis” e “O sonho de Cage”).

Entre os anos de 1996 e 1999, vivi como músico em Londres, tocando com algumas bandas, porém, meu interesse primário já havia se deslocado para a fotografia. Ao ler as obras de Sontag e Barthes me dei conta de que seria necessário ao desenvolvimento de meu trabalho fotográfico e estudo da filosofia. A vida como músico profissional havia exaurido o prazer que eu sentia na música e não era minha intenção cometer o mesmo erro com a fotografia. A vida acadêmica como filósofo me pareceu uma ótima opção, pois eu poderia me dedicar à pesquisa necessária à produção fotográfica, sem a necessidade de transformar a fotografia em profissão. Resolvi então retornar ao Brasil e em 2000 ingressei na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Paraná.

Desde o início, a minha pesquisa filosófica foi direcionada à filosofia contemporânea da linguagem - em especial, à obra de Ludwig Wittgenstein. O estudo deste autor percorreu o meu mestrado e doutorado. Em 2008, recebi pela pesquisa de mestrado o Prêmio ANPOF 2006-2007 de Melhor Dissertação de Filosofia do Brasil da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Ao longo do doutorado (com estágio na França), tive a oportunidade de descobrir os temas que determinariam a minha carreira acadêmica: tempo e memória. Ao ingressar como professor adjunto na Universidade Federal de Goiás, criei em 2012 o Grupo de Estudos de Filosofia da Fotografia (que em 2017 foi transformado em um Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia).

Ministro cursos sobre filosofia da linguagem, do tempo, da memória e da fotografia. Faço parte do programa de pós-graduação da UFG e da pós-graduação Lato Sensu do Madalena Centro de Estudos da Imagem. Ao longo de minha formação filosófica, a relação entre fotografia e filosofia constituiu uma via de mão dupla. Nos ensaios fotográficos exploro visualmente os temas de minha pesquisa filosófica e o interesse em determinadas propostas estéticas fotográficas nutre o questionamento acerca de suas bases filosóficas. Atualmente, a minha pesquisa acadêmica e minha produção fotográfica são indissociáveis. Busco, principalmente, explorar a relação entre tempo, linguagem e memória, tomando a fotografia como horizonte desta reflexão.


Powered by SmugMug Log In