Todas as imagens são em Preto & Branco. A coloração nas pedras retratadas é resultado de como a mente é influenciada pelas cores presentes nas linhas coloridas sobrepostas.
Ilusão de Gregory
Todas as linhas horizontais são paralelas.
Ilusão de Ebbinghaus
Os círculos azuis são de igual tamanho
Ilusão do tabuleiro abaulado 01
Embora composta por quadros dispostos de forma paralela, a imagem é percebida como convexa ao centro.
Triângulo Penrose
Conjunção de três planos bidimensionais que resulta na experiência visual de um objeto tridimensional impossível.
Ilusão de Ewald Hering
As linhas verticais vermelhas são linhas paralelas, embora sejam percebidas como abauladas.
Ilusão tipo Kanizsa 01
Percebemos um quadrado e um triângulo, em decorrência do modo como as figuras da imagem acionam a percepção de contornos ilusórios.
Completamento amodal
Não vemos a imagem superior como a combinação das formas presentes na imagem inferior, mas como quatro quadrados completos com um círculo sobreposto. A mente preenche o que falta, para gerar a imagem de mais fácil compreensão.
Ilusão Munker-branco
Embora a imagem de fundo tenha um brilho uniforme, vemos a imagem de fundo à direita como mais escura que a parte à esquerda.
Ilusão tipo Müller-Lyer
Vemos as duas linhas verticais verdes ao centro como maiores que as da extremidade, por influência da suposta tridimensionalidade dos elementos de fundo.
Ilusão do tabuleiro abaulado 02
Embora composta por quadros dispostos de forma paralela, a imagem é percebida como convexa ao centro.
Leis da Gestalt
Percebemos as linhas verticais e horizontais como linhas contínuas que se entrecruzam e se sobrepõem, utilizando leis visuais da Gestalt - como as leis da reificação, da similaridade, do fechamento, de continuidade etc.
Ilusão tipo Kanizsa 02
Percebemos um cubo na image, em decorrência do modo como as figuras acionam a percepção de contornos ilusórios (nos forçando a completar os elementos que faltam para a totalidade da figura).