Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia - Guilherme Ghisoni

Convocatória para Goiás e Distrito Federal

Seleção de artistas e estudantes do 

Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia (FAFIL/UFG)



RESULTADO DA CONVOCATÓRIA:


Gostaria de agradecer a todos artistas e estudantes que submeteram projetos.

Esta é a lista dos selecionados, para integrar o grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia (2017-2/208-1):


Alejandro Roque Zenha da Paixão

Bruno Gomes Arantes

Cecilia Araujo de Oliveira

Clidney de Amorim Couteiro

Fernanda Azevedo Silva

Felipe Matheus Pires Da Conceição

Luciana Faria Silva

Rafaella de Castro Pessoa

Renan Accioly Wamser


Nas próximas semanas, será realizado o contato com os selecionados (via e-mail), para o agendamento de nossa primeira reunião.

Grato,

Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva


Inscrições Prorrogadas! O prazo para as inscrições será prorrogado até o dia 17 de agosto de 2017.


1 – Informações gerais:

O Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia (LABFOTOFILO) é um projeto de extensão da Faculdade de Filosofia (FAFIL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), concebido e coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva. O laboratório tem em vista desenvolver pesquisas sobre filosofia da fotografia, da imagem e da arte, assim como, pesquisas visuais fotográficas, que se valem da interlocução com temas conceituais e relacionados à filosofia.

Entre os dias 10/07/2017 e 10/08/2017, será realizada a seleção de artistas e estudantes para compor o grupo de até 10 (dez) pesquisadores do LABFOTOFILO, do segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018 (período prorrogável, dependendo dos resultados obtidos nas pesquisas realizadas).

Não é necessário que os artistas interessados estejam vinculados a alguma instituição de ensino. Os estudantes interessados, por sua vez, podem ser de graduação ou pós-graduação, de qualquer área ou instituição. Os projetos de pesquisa submetidos podem ser de pesquisas já em andamento. É possível que um mesmo proponente se inscreva nas duas modalidades. É necessário que todos os interessados sejam moradores de Goiás ou do Distrito Federal.

Para a seleção: Os artistas deverão submeter um projeto fotográfico, de acordo com as indicações presentes no item 6.1 deste documento. Os estudantes deverão submeter um projeto de pesquisa, de acordo com as indicações presentes no item 6.2 deste documento.

Os projetos serão avaliados e selecionados de acordo com os critérios presentes no item 7.1 (para os artistas) e 7.2 (para os estudantes) deste documento. O resultado final será divulgado no dia 21/08/2017, no site www.ghisoni.com.br/lpff e no site da Faculdade de Filosofia (www.filosofia.ufg.br).

Os pesquisadores do LABFOTOFILO realizarão encontros periódicos (cujas datas serão determinadas de acordo com o calendário acadêmico da UFG e disponibilidade dos participantes), na Faculdade de Filosofia da UFG (Campus Samambaia – Goiânia). Nestes encontros, as seguintes atividades serão realizadas:

(i) exposição e discussão das pesquisas dos artistas e estudantes;

(ii) estudo e discussão de temas de filosofia da fotografia, da imagem, da arte e teorias da visão, em conexão com o projeto de pesquisa do Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva;

(iii) encontros individuais para a discussão de temas específicos do projeto de cada pesquisador.

(O link para o projeto de pesquisa do Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva e seu currículo Lattes podem ser encontrados no Anexo II deste documento)

2 - O LABFOTOFILO pretende auxiliar os seus pesquisadores através dos seguintes meios:

2.1 Aos artistas:

(2.11) orientação para a edição do projeto fotográfico selecionado, tendo em vista a criação de um portfólio do projeto (que será impresso em processo FineArt, no LABFOTOFILO);

(2.12) orientação filosófica para a fundamentação e desenvolvimento da proposta conceitual do projeto;

(2.13) disponibilização de equipamentos para a edição (computadores e softwares), criação de imagens e digitalização de material fotográfico (scanner de negativo e fotografias);

(2.14) auxílio (por meio da edição do material fotográfico e orientação conceitual) para a submissão do projeto do artista em editais do seu interesse.

2.2 Aos estudantes:

(2.21) estudo e discussão de temas relacionados à filosofia da fotografia, da imagem e da arte;

(2.22) orientação (ou coorientação – no caso das pesquisas já em andamento) para a redação de artigos acadêmicos, preparação de comunicações, palestras e conferências dos temas relacionados à pesquisa;

(2.23) auxílio para a redação de projetos de pesquisa relacionados ao tema explorado no LABFOTOFILO, tendo em vista a submissão da pesquisa em editais do interesse do pesquisador;

(2.24) disponibilização de equipamentos para a redação da pesquisa e preparação de material visual (computadores e softwares, scanner de negativo e fotografias).

3 - Dos objetivos gerais almejados:

O objetivo geral do LABFOTOFILO é auxiliar o desenvolvimento de pesquisas artísticas visuais e acadêmicas relacionadas à confluência entre filosofia e fotografia, visando elevar o nível de excelência da produção cultural do estado de Goiás e DF. Para isso, o LABFOTOFILO objetiva criar um ambiente propício à interlocução e interação dos participantes, no qual estes poderão encontrar meios materiais e conceituais de desenvolvimento artístico e intelectual. Além disso, o LABFOTOFILO visa auxiliar os pesquisadores nos desenvolvimentos de suas carreiras artísticas e acadêmicas.

4 - Dos resultados específicos almejados:

4.1 Em relação à pesquisa dos artistas, os resultados dos projetos realizados no LABFOTOFILO serão periodicamente selecionados, tendo em vista:

(4.11) divulgação dos trabalhos a galerias de arte e centros de estudo da imagem;

(4.12) realização de exposições fotográficas;

(4.13) edição e publicação de material gráfico periódico do LABFOTOFILO;

(4.14) divulgação das pesquisas no site do LABFOTOFILO.

4.2 Em relação à pesquisa dos estudantes, os resultados dos projetos acadêmicos do LABFOTOFILO serão periodicamente selecionados, tendo em vista:

(4.21) realização de ciclos de debate e exposição das pesquisas;

(4.22) publicação dos resultados das pesquisas no material gráfico periódico do LABFOTOFILO;

(4.23) divulgação das pesquisas no site do LABFOTOFILO (no formato de artigos, dissertações e teses).

Toda a produção dos pesquisadores será de propriedade intelectual dos mesmos.

5 - Dos deveres dos pesquisadores selecionados:

(5.1) disponibilidade para participar das reuniões do LABFOTOFILO;

(5.2) divulgação do nome do Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia e suas fontes de apoio e fomento nos resultados das pesquisas (como a menção de que o trabalho foi realizado com o auxílio do Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia (FAFIL/UFG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG));

(5.3) zelo e responsabilidade pelos equipamentos do LABFOTOFILO.

6 – A inscrição será realizada mediante o envio dos seguintes itens ao e-mail labfotofilo@gmail.com, com o título "Convocatória 2017":

6.1 Para os artistas:

(6.11) formulário de inscrição (presente no ANEXO I deste documento), devidamente preenchido. (É necessário baixar o aquivo e preenchê-lo antes do envio via e-mail);

(6.12) currículo (com ênfase em fotografia);

(6.13) proposta conceitual do projeto, com até 4000 (quatro mil) caracteres com espaço;

(6.14a) caso fotografias relacionadas à temática do projeto já tenham sido realizadas pelo proponente, enviar um conjunto de fotografias do projeto (no máximo 10 fotos), em formato JPG, com no mínimo 500 KB e no máximo 1MB (por foto);

(6.14b) caso fotografias relacionadas à temática do projeto ainda não tenham sido realizadas pelo proponente, enviar um portfólio (no máximo 10 fotos), em formato JPG, com no mínimo 500 KB e no máximo 1MB (por foto).

(As fotografias poderão ser enviadas individualmente (com o nome do proponente no arquivo e numeradas), ou como parte de um documento em formato Word ou PDF).

6.2 Para os estudantes:

(6.21) formulário de inscrição (presente no ANEXO I deste documento), devidamente preenchido.  (É necessário baixar o aquivo e preenchê-lo antes do envio via e-mail);

(6.22) currículo (com ênfase na formação acadêmica – preferencialmente no formato da plataforma lattes);

(6.23) projeto de pesquisa, com até 15.000 (quinze mil) caracteres com espaço (incluir bibliografia utilizada).

7 – Critérios que o Coordenador do LABFOTOFILO utilizará para escolha dos projetos:

7.1 Para os projetos artísticos:

(7.11) profundidade conceitual da proposta e relevância filosófica do tema abordado;

(7.12) originalidade, qualidade técnica e artística;

(7.13) domínio da fotografia como meio de expressão;

(7.14) currículo do proponente.

7.2 Para os projetos acadêmicos dos estudantes:

(7.21) profundidade conceitual da proposta;

(7.22) relação da pesquisa com a filosofia da fotografia, da imagem ou da arte;

(7.23) possibilidade de interlocução em relação à pesquisa do Coordenador;

(7.24) conhecimento da bibliografia primária e secundária utilizada;

(7.25) currículo do proponente.

8 – Ao realizar a inscrição, o proponente estará automaticamente dando anuência a todos os itens presentes neste documento.

9 – As dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail labfotofilo@gmail.com.


ANEXO II

Link para o projeto de pesquisa do Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva e currículo Lattes

(https://www.dropbox.com/s/dvkk71uifcewe88/GHISONI%252520Projeto%252520de%252520pesquisa%2525202016-2020.pdf?dl=0)

(http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W054872)